Dia #029 - 07/06/2010

Da série "Meus gatos - Joseph, o pai".

Joseph Afonso, o pai de todos os nossos gatos. Morreu de um ataque fulminante do coração, após subir as escadas. Por sinal, morreu no último degrau. A história dele está aqui nesse post. Foi cremado e guardamos as cinzas.

Essa é uma foto dele ainda vivo:

Joseph ainda vivo!
Uma pena!

Dia #028 - 06/06/2010

Da série "Meus gatos - Joseph Júnior".



Joseph Júnior, ou JJ (jotajota). Eu digo que ele é meio doentinho da cabeça, coitado. Sempre foi o mais atrasado no desenvolvimento. Pode ter sido consequência de eu ter tocado nele, logo que nasceu, e a mãe tê-lo jogado contra a parede. Dizem que os gatos fazem isso, repudiam os filhos se alguém que eles não querem que toquem fazem isso. Pode ser.

Leva o nome do pai, Joseph, porque o pai também parecia ser meio abobadinho, hehe. É um tanto quanto medroso e só deixa a patroa chegar perto e pegá-lo. Raras são as vezes que me deixa chegar perto. Essa, da foto, foi uma delas.

Ficou interessante a combinação do cinza do pelo com o cinza do chão. A luz do sol recém aparecendo também deixou um reflexo bonito. Eu gostei da foto.

Dia #027 - 05/06/2010

Minha homenagem ao dia do meio ambiente: as gêmeas se reproduzem.

Lembram daquelas folhas gêmeas da foto do dia #011? Pois já estão nascendo novas gêmeas, as filhas. E como crescem rápido nessa época do ano... A foto foi para aproveitar o Dia do Meio Ambiente.

Dia #026 - 04/06/2010

O que eu vejo todo o dia?

Uma das coisas que faz Porto Alegre ser Porto Alegre é a existência de muitos prédios e casas antigas. A sanha imobiliária não conseguiu acabar com tudo. Esse prédio fica na esquina da Rua da Praia com a Uruguai, bem no centro. E é a visão que tenho da minha janela do trabalho.

O único problema é que tudo está tão bem conservado quanto poderia estar...

Dia #025 - 03/06/2010

Da série "Meu gatos - Frederico"

Esse é o Frederico, também conhecido como Fred, o Demo. É um demoniozinho. Vive aprontando com os irmãos. Mas é muito carinhoso quando quer. Dorme enroscado nas pernas da patroa e pela manhã, quando levanto, vem se roçar nas minhas pedindo carinho. E aí de mim se não der. Começa a miar e só para quando eu faço. Também adora o quarto da Condessa e nessa foto estava deitado em cima das bonecas dela. até parece um dos brinquedos, né?

Dia #024 - 02/06/2010

Eu, no dia do meu aniversário!

Pois é, dia de aniversário. Estava digitando algo quando olhei pra cima e me vi no reflexo da janela. Não viu? Olha bem, hehe

Dia #023 - 01/06/2010


Não que o pôr-do-sol do Guaíba seja intrinsicamente mais bonito que qualquer outro mundo afora. Apenas ficou famoso pela insistência dos gaúchos em dizer que ele é o mais bonito do mundo.

Nessa época do ano tenho o privilégio de assistí-lo todos os dias do terraço do prédio onde trabalho, no centro de Porto Alegre. Ora, pra quem gosta de fotos é uma grande pedida fotografá-lo.

Talvez seja famoso por se repetir, desse jeito, quase todos os dias, quando não chove. É um programa comum, por aqui, ir para a beira do Guaíba, lá por volta da Usina do Gasômetro, tomar chimarrão e assistí-lo.

Para quem vier a Porto Alegre: não perca!

Dia #022 - 31/05/2010

Da série "Meus Gatos - Mimoso"

Faz jus ao nome. É o mimoso da casa. Aliás, meu mimoso, pois onde vou ele vai junto. Dorme comigo no meu travesseiro e tem dias que tenho que dar uns "chega pra lá", pois ele se esparrama e não consigo dormir. Aí ele se joga no travesseiro da patroa. É super carinhoso e parceiro. É super amigo, também, da Condessa e nessa foto ele está dormindo na cama dela.

Dia #021 - 30/05/2010

Da série "Meus gatos - Fafá"

Esse é o Fafá. O nome se deve a que, quando nasceu, pensamos que fosse uma gata. Fo só na primeira visita ao veterinário que ele nos informou - e mostrou - que ele era "um gato" e não "uma gata".

Já contei a história dele aqui. É cardíaco e vive nos assustando, tadinho. Já quase morreu umas três vezes. Toma remédio todo dia e precisa de comida especial, pois quando tem os ataques fica tão fraco que sequer consegue caminhar. Mas vai levando...

Dia #020 - 29/05/2010

Patrimônio do bairro Petrópolis.

A prefeitura queria derrubar a velha caixa d'água, um símbolo e uma referência do bairro Petrópolis em Porto Alegre. A população se juntou e não deixou. Pintaram de amarelo durante a campanha. Fica na pracinha da esquina das ruas Felipe de Oliveira com Borges do Canto. A famosa e única, em Porto Alegre, "Praça da Caixa D'Água". Todo mundo conhece. Pena essa mania que temos de destruir símbolos das nossas cidades...

Dia #019 - 28/05/2010

Contratei pra levantar meu astral!

Guindastes do porto de Porto Alegre. Tem dias que só com eles pra aguentar...

Dia #018 - 27/05/2010

Da série "Buracos" - III

Outro buraco do descaso. Há pelo menos oito anos que conheço esse buraco. Somos amigos até, parceiros de cigarro...

Dia #017 - 26/05/2010

Da série "Buracos" - II

Mais um buraco deixado solto por aí. E pronto para causar um acidente. O cano não leva a lugar nenhum, está tapado por dentro. Então por que não tirá-lo daí? Porque somos assim, nos deixamos para que outros possam tropeçar...

Dia #016 - 25/05/2010

Quem disse que o "tempo não para"? Esse eu parei!

Um dos relógios "públicos" mais antigos de Porto Alegre. Até há pouco funcionava, não sei porque deixaram parar. Me lembra da hora de ir para casa...

Dia #015 - 24/05/2010

A patroa merece!

Sem comentários, basta a legenda!

Dia #014 - 23/05/2010

Recomenda-se que PES, Portadores de Estômagos Sensíveis, não olhem a foto.

Churrasquinho básico para comemorar o aniversário da patroa. Aproveitando para avisar aos amig@s naturebas sobre o que iriam ver.

Dia #013 - 22/05/2010

Simplesmente as rosas exalam, o perfume que roubam de ti...

Uma rosa que nasce no meu jardim. É sempre um momento raro ver uma flor nascer...

Dia #012 - 21/05/2010

Acordando..

Quase desnecessário escrever sobre o chimarrão. É a primeiríssima coisa que faço quando acordo. Aliás, só acordo depois de tomar uns três...

Dia #011 - 20/05/2010

Gêmeas nascendo.

Essa é mais uma das plantas que estavam "aparentemente" mortas e quase foi parar no lixo. Hoje, está enorme e as folhas crescem como gêmeas.

Dia #010 - 19/05/2010

Hoje vi, pela primeira vez, o mundo.

Registro do dia em que a orquídea se abriu, após uma noite de chuva.

Dia #009 - 18/05/2010

Eu sou rebelde / Porque o mundo quis assim

A bem da verdade, não é a porta que é rebelde, são as pessoas que insistem em desobedecer simples instruções como essa "mantenha fechada". É uma porta corta-fogo que, estando aberta, não serve pra nada.

Dia #008 - 17/05/2010

O número chamado encontra-se fora da área de cobertura.

Torres de transmissão da antiga CRT, hoje "doada" para companhias privadas sob a promessa de que tudo seria melhor. Melhor? O que mais estamos acostumados a ouvir é a mensagem da legenda. De que adianta tanta tecnologia se a comunicação continua difícil?

Dia #007 - 16/05/2010

Não quero morrer! Sou tão jovem ainda!!!

Modéstia à parte, tenho boas mãos para plantas e flores. Muitas, aparentemente mortas, já renasceram aqui em casa. Fotografei essa agora para mostrar depois, quando estiver linda novamente. Será?

Dia #006 - 15/05/2010

Não sei como ficou, não conseguia ver.

Tirar fotografia sem óculos. O que poderia sair...? Mas até que ficou boa!

Dia #005 - 14/05/2010

Um dia reinei sozinha e minhas raízes tocavam a praia.

A palmeira se destaca na fresta entre os prédios. Um dia ali foi praia, muito antes de transformarem o centro de Porto Alegre, muito antes de construirem o muro da Mauá.

É a persistência da natureza. Quem sabe um dia os prédios não estarão mais ali e ela sim?

Dia #004 - 13/05/2010

Existe vida no buraco!

Foto tirada de um buraco na parede, mostrando os prédios (vida) do outro lado. Buracos são interessantes, podem revelar muito da nossa forma de tratar os objetos que construímos.

Dia #003 - 12/05/2010

Origens


Sou basco de origem. Meu bisavô (sou a 3ª geração nascida no Brasil) veio da província basca (francesa, atualmente) Nafarroa Beherea ou Baixa Navarra.

A fotografia é de um quadro, em madeira talhada, representando as sete províncias do País Basco - Euskal Herria, tendo ao fundo o famoso carvalho de Guernica sobreposto pelo brasão das províncias. O quadro me foi dado de presente por ocasião de um grande encontro da família. Foi trazido do País Basco por um primo.

O carvalho foi a única coisa que sobrou em pé após o ataque aéreo da Alemanha nazista, com o apoio do General Franco, em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Sempre foi e será um símbolo do povo basco. Guernica também se tornou famosa pelo quadro pintado por Picasso, que retrata os horrores cometidos pelos alemães.

Dia #002 - 11/05/2010

Sempre que alguém me fotografa, pergunto:

por que me chamas lago, se nasci rio?



Vista do Rio Guaíba (do terraço do prédio onde trabalho, no centro de Porto Alegre), agora oficialmente classificado como lago


Indiferente aos geógrafos, ele continua sendo o rio dos portoalegrenses, cantado em prosa, música e versos por esse mundo afora.

Dia #001 - 10/05/2010

O Vermelho e o Azul


Banquinhos da escola da Condessa. Chama a atenção que desde pequeninas as crianças são estimuladas, mesmo sem saber, pela rivalidade existente entre Grêmio e Internacional, os dois maiores times de futebol do Rio Grande do Sul, cujas cores são o azul e o vermelho. O título foi uma lembrança do título do livro "O Vermelho e o Negro", de Stendhal.


Há, também, uma composição com o piso que imita um quebra-cabeças, com peças vermelhas e azuis.

O mundo acontece sem querer...

Pois é,

O bom das redes é isso: delas, às vezes, vem o empurrãozinho que faltava pra gente começar a fazer aquilo que sempre teve vontade e não fazia. Com a fotografia foi assim.

Um belo dia no Twitter vi uma tag #PhotoDay e o pessoal convidando para um desafio: fazer uma foto por dia durante um ano. 365 fotos. Topei. A patroa não vive dizendo que eu não sei tirar fotografias? Que eu corto os pés, a cabeça e sei lá mais o quê? Me aguarde!!!

As fotos de todos os participantes estão no blog 'Desafio PhotoDay". Mais do que simples fotos, ali temos olhares; e dos olhares saltam as amizades. É disso que se trata: da troca que a fotografia está proporcionando a todos. Gente nova, gente que conhecemos pelo que vê; e do que vê, o que sente, pois cada foto é sempre um sentimento.

Aqui, vou colocar as minhas. Outras tantas além das que estão no blog do desafio. Com comentários. Penso que contar um pouco da foto será legal.

E por favor, apontem no que posso melhorar. Afinal, como disse lá em cima, "Porque a prática leva à perfeição!" Vou fazer um álbum com as mais de 50 já postadas. Depois, uma por dia.
 
© 2009 - O Chato Fotógrafo | Free Blogger Template designed by Choen

Home | Top